O Templo Shaolin teve sua fundação nos primórdios da era Cristã como um templo budista na montanha de Soong Shan, província de Honan. Esse templo esteve presente direta e indiretamente nas historias envolvidas das artes marciais, política e religiosidade na China, tornando-se famoso e admirado mundialmente. Nos anos de 1970, o seriado de TV Kung Fu, com o ator David Carradine, foi pioneiro ao mostrar ao Ocidente o Templo Shaolin.
Templo Shaolin significa o Templo da Jovem floresta ou monastério do pequeno bosque. Tudo que se refere à marcialidade chinesa dentro dos aspectos espirituais tem uma ampla relação com esse templo. Assim, é quase impossível falar de artes marciais chinesas sem citar o nome Shaolin.
Os mais de trezentos estilos de Kung fu existentes na china em sua maioria tiveram ligações com o templo. O treinamento em shaolin era bastante rigoroso e sistemático. O termo termo usado para as artes de lutas era Shaolin Chua, que traduzindo, significa: artes dos punhos da jovem floresta. O templo jovem floresta se deu ao fato dos monges, neste templo, plantarem muitas arvores frutíferas.
O primeiro templo shaolin foi construído por volta de 450d.C. e, nesta época, varias pessoas se convertiam à religião de Buda, que, havia pouco tempo, chegara a índia. O excesso de conversões ao budismo não era em sua maioria pela verdadeira fé do povo, nem mesmo se devia a procura da paz e da harmonia espiritual. O que realmente queriam é se ver livres de perseguições e sofrimentos impostos pelos imperadores. Segundo as leis da China da época, todos estavam ligados aos desejos do imperador, mas ao se converter ao budismo, os chineses deixavam de ser parto do império Chinês e passavam a ser integrantes da espiritualidade, desvinculando-se imediatamente do imperador, devendo, então, respeito somente as leis de Buda e da espiritualidade.
Desse ponto de vista, a ordem monástica de Shaolin rapidamente possibilitava o refugio espiritual. Com o desenvolvimento da ordem, outros templos shaolin foram surgind, dentre outros o de Honan da província de Fukien, fundado pelo mestre monge chamado Tashin Sheng. Segundo historiadores chineses, cinco templos foram fundados, mas, quando se estuda a historia da china, o que se nota é uma variedade de teorias de acordo com cada autor estudado. Isso se deve aos múltiplos e variados escritos chineses, segundo os quais as localizações destes templos divergem. Uns dizem que os cincos templos localizam-se em: Honan, Fuhien, Wotang, Oweishan e Kwantung. Outros afirmam que as localizações corretas são: Honan, Fukien, Ngor Mee, Wu tang e Kwang Tung. Pelo menos, eles concordam que Honan e Fukien fazem parte da localização exata dos templos Shaolin.
Podemos observar nesta caminhada histórica que, nos momentos iniciais do budismo, os templos Shaolin na China somente objetivavam a espiritualidade, mas já existiam princípios de marcialidade entre estes monges budistas.
se voçe gostou do blog e quer nos ajudar
1-clique em um propaganda
2-deixe um comentario
3-nos avalie
obrigado por nos acessar
se voçe gostou do blog e quer nos ajudar
1-clique em um propaganda
2-deixe um comentario
3-nos avalie
obrigado por nos acessar
Nenhum comentário:
Postar um comentário